Psicomotricidade:

Um espaço para a criança descobrir, criar e SER.

A psicomotricidade é a ciência que explora a profunda relação entre o movimento e a emoção. Com um olhar cuidadoso sobre o desenvolvimento humano, nosso trabalho busca estimular as áreas motoras, relacionais, sensoriais, cognitivas e comportamentais, sempre respeitando a história de vida e a individualidade de cada pequeno.

Para quem a Psicomotricidade é indicada?

Seu filho pode se beneficiar da Psicomotricidade se apresentar dificuldades como:

  • Dificuldades de aprendizagem (dificuldade para ler, escrever ou se concentrar na escola).
  • Problemas de coordenação motora (dificuldade em correr, pular, amarrar cadarços ou segurar o lápis).
  • Atrasos no desenvolvimento geral.
  • Dificuldades de socialização e interação com outras crianças.
  • Problemas de comportamento (agitação, impulsividade ou agressividade).
  • Dificuldade de organizar suas emoções, com episódios de choro ou frustração intensa.
  • Baixa autoestima ou insegurança.

Um espaço seguro para o seu filho explorar.

Nossa abordagem oferece um ambiente acolhedor e seguro, onde a criança tem a liberdade de experimentar, criar, imaginar, errar, se frustrar, explorar, se comunicar e aprender. É um convite para que ela construa e desconstrua, e, acima de tudo, se sinta segura para simplesmente SER.

O que a Psicomotricidade pode transformar?

Através da nossa intervenção, os pais costumam notar transformações importantes que se manifestam no dia a dia da criança, como:

  • Melhora no desempenho escolar e no foco.
  • Mais organização do corpo no espaço e nas atividades.
  • Maior flexibilidade cognitiva para lidar com novas situações.
  • Melhor organização diante de limites e regras.
  • Relação mais segura e confiante consigo mesma.

Perguntas Frequentes

Sobre a Psicomotricidade

As sessões acontecem em um ambiente preparado para estimular a corporeidade e as demandas psicomotoras da criança. Por meio de jogos funcionais, imaginário e simbólicos e atividades corporais como rolar, pular, saltar, se equilibrar e construir, a terapeuta observa e trabalha aspectos motores, emocionais e relacionais.

Não é obrigatório, mas se houver laudos ou encaminhamentos médicos, eles ajudam a complementar a avaliação.

Sim. Em alguns momentos os responsáveis podem ser convidados a participar, especialmente quando isso contribui para o vínculo e para o desenvolvimento da criança.

A frequência pode variar de acordo com as necessidades da criança, mas geralmente é indicado de uma a duas vezes por semana.

Bebês e crianças pequenas já podem se beneficiar, pois o trabalho é ajustado à fase de desenvolvimento de cada um.

Cada criança responde de forma diferente. Em alguns casos, pequenas mudanças já aparecem em poucas semanas, enquanto em outros o progresso é gradual e contínuo.

 

O nosso processo: único como seu filho.

Acreditamos que o tratamento deve ser tão individualizado quanto a criança. Nossa abordagem é pautada na humanização e no respeito, começando com uma avaliação detalhada para entender a história de vida e as necessidades do seu filho. A partir daí, construímos um plano terapêutico personalizado, utilizando atividades lúdicas e estratégicas que respeitam seu ritmo e sua individualidade.

Vamos juntos iniciar essa jornada de descobertas?

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